segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Resgate Histórico

Oi, pessoas!

Conforme dito por Rodrigo Machado, eu, ele, João Pedro e o Rodrigo Morales conversamos sobre o Resgate do Projeto Cabuçu.

Muito já foi escrito sobre o projeto através de artigos e TCCs, mas ainda não foram realizadas entrevistas com TODAS (!?!) as pessoas que tiveram relação direta (pessoas que vestiram a camisa por qualquer período de tempo) ou indireta com o projeto (parceiros por qualquer período de tempo). Então, chuto (já que não escrevemos sobre isso) que nosso objetivo acaba indo além do Resgate histórico do projeto e vai à direção de:

Objetivo: Verificar qual foi o impacto gerado pelo processo iniciado através do Projeto Cabuçu, levando em consideração três aspectos: (A) pessoal / profissional; (B) visão do Bairro; e (C) visão do Projeto Cabuçu.

Pensamos que nossa primeira ação será:

1ª Ação: Identificar pessoas que participaram do projeto e levantar dados atuais para futuro contato.


A próxima ação será:

2ª Ação: Montar um roteiro de entrevista semi-estruturada (teremos perguntas-chave para todos os identificados/as, mas podemos não nos limitar somente a elas, dependendo de cada entrevistado/a), com a realização do pré-teste (verificar se o roteiro presta). Nossa intenção é de abordar três principais assuntos (sugestões!!!):

A) ÂMBITO PESSOAL / PROFISSIONAL - para pessoas que participaram diretamente do Projeto:
A1) Quem era você antes do Projeto Cabuçu? O que vc fazia? Quais eram suas pretensões pessoais / profissionais? Qual era a sua atuação dentro do contexto do Projeto Cabuçu?
A2) Quem é vc hoje? O que faz? Quais suas pretensões pessoais / profissionais hj? Qual o seu papel dentro do Projeto Cabuçu hj?

B) ÂMBITO DO BAIRRO - para todos os possíveis entrevistados:
B1) O que era o Cabuçu, para vc? Quais suas principais características, considerando qualidades e defeitos? Qual era a relação dos moradores com o bairro?
B2) O que é o Cabuçu hj para vc? Quais suas principais características, considerando qualidades e defeitos? Qual é a atual relação dos moradores com o bairro?

C) ÂMBITO DO PROJETO EM SI - para todos os possíveis entrevistados:
C1) Quando vc conheceu o Projeto Cabuçu? Em que circunstância? Como ele era? Quais suas expectativas em relação a ele naquela época? O que vc achava que ele poderia ou não realizar / provocar?
C2) O que é o Projeto Cabuçu hj para vc? Como suas expectativas iniciais em relação ao projeto foram e/ou não atingidas? Quais são suas expectativas atuais em relação ao projeto? O que vc acha que ele ainda poderá ou não realizar / provocar?


As próximas ações serão:

3ª Ação: Estabelecer contato com todas as pessoas identificadas, agendando encontros para a realização da entrevista, que serão gravadas.

4º Ação: Digitar as gravações - A grande dúvida - porque dá um trabalhão!

5ª Ação: Realizar uma Análise qualitativa (precisamos definir o/s critério/s) das respostas focando em possíveis alterações significativas (ou não) na opinião dos entrevistados dentro de cada um dos três âmbitos de análise, comparando sempre o antes e o depois.


Continuando com idéias que surgiram agora... Penso que precisaremos de uma introdução para todas as entrevistas para deixar claro que a nossa intenção é que cada um coloque sua opinião NUA E CRUA, através de uma análise crítica própria de tudo o que aconteceu até agora. Os entrevistadores não farão NENHUM direcionamento e querem apenas verificar COMO o processo de desenvolvimento local orgânico iniciado impactou a vida e a percepção de cada um.

O que vc acham??? Quem quiser alterar o que foi escrito, é só mudar o texto de cor e enviar pro grupo.


Abraços

Aninha, Rodrigo Machado, Rodrigo Morales e João Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário