segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Encontro no Bosque Maia

Às 13h de 19 de janeiro de 2009 nos encontramos no Bosque Maia, em Guarulhos. Estávamos eu (Machado), Marcos Timóteo, Weber, Maia e Santiago (filho de Marcos) para conversar sobre a criação de nosso grupo de estudos e, principalmente, a respeito dos trabalhos de definição de trilhas, caminhos, roteiros e programas de visitação ao Cabuçu. O mais interessante, do ponto de vista de buscar uma educação ambiental crítica para estudantes de diferentes áreas e outros públicos, é a proposta de seguirmos a proposta realizada com estudantes de Geografia da UNESP em 2008: partir do centro de São Paulo em direção ao Cabuçu.
Nossa proposta é começar a discutir e experimentar diferentes roteiros, para então termos ideia de demandar: i) que informações serão necessárias sobre cada ponto de parada, ii) que tipo de alimentação (e onde isso poderá rolar); iii) qual a logística necessária para transporte e para as caminhadas, iv) que tipo de programação pode ser ofertada, v) quais os tipos de artesanato poderão ser agregados aos programas, vi) que tipos de atividades de educação ambiental podem ser desenvolvidas e em que locais.
Marcamos novos encontros para segunda e terça que vem (02 e 03/02/2009) a partir das 13h, em frente ao Núcleo Cabuçu, para reconhecermos as trilhas de dentro e fora do parque (Maia ficou de de enviar ofício ao parque para autorizarem nossa entrada). No dia 06, sexta-feira, nos encontraremos às 8h em frente à Estação da Luz, em São Paulo, para partirmos ao Cabuçu observando quais os possíveis pontos de parada e a quais conteúdos recorrer nos deslocamentos. Em todas as nossas visitas técnicas utilizaremos um roteiro de observação a ser preparado por Marcos. Este roteiro irá nos orientar e servir de modelo para fornecermos aos visitantes também.
Outra proposta foi a de registrar tanto as metodologias utilizadas como também as descrições das visitas, com a finalidade de escrevermos textos a respeito. A intenção é juntarmos um bom material para publicar e socializar o trabalho com público mais amplo.
Manteremos por aqui a socialização dos resultados para que outros integrantes de nosso grupo de estudos e pesquisas possam também agregar ideias e participar dos trabalhos.
Rodrigo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário