terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A proposta deste grupo

Objetivo: promover a reflexão e a discussão sobre as relações entre o turismo como fenômeno social, a educação como práxis social emancipatória e o ambiente como a “complexidade do mundo”.

Justificativas: o bairro Cabuçu em Guarulhos protagoniza há algum tempo processos de reflexão e de ação sobre os rumos de seu desenvolvimento social e político. Até hoje houve iniciativas no sentido de resguardar a qualidade ambiental remanescente, após a ocorrência de um padrão de ocupação humana muitas vezes incompatível com o terreno e com referenciais mínimos de qualidade de vida. Outras iniciativas se deram na direção de promover a organização política de moradores com vistas à preocupação com as questões socioambientais emergentes. Houve ainda o início de tentativas por buscar desenvolver o envolvimento de moradores com a atividade turística em seu viés promotor da educação ambiental crítica, de forma a gerar complementação de renda àqueles envolvidos diretamente.

Contudo, após inúmeras experiências valiosas do ponto de vista do processo de reconhecimento do potencial das ações, tais iniciativas não lograram resultados concretos, seja por falta de articulação entre os envolvidos, seja em função da ausência de uma reflexão e de construção de referenciais próprios que configurem a orientação das ações desenvolvidas. Este grupo de estudos e pesquisas parte do segundo aspecto deste sintético diagnóstico que justifica a criação do GEP-TEA, preocupando-se em resgatar a memória de tais experimentações práticas e promover a devida reflexão e produção teórica, a partir do diálogo entre teoria e práxis, bem como – e, sobretudo – do debate com os envolvidos.

Finalidades: proporcionar o acesso à possibilidade de construção e à produção de conhecimento sobre as relações expostas no objetivo do grupo, de maneira a desenvolver um arcabouço teórico e conceitual que contribua a processos de desenvolvimento do Turismo de Base Local.

Linhas de atuação: resgate e sistematização dos processos de experimentação do Turismo de Base Localno Cabuçu; organização e acompanhamento de novas experimentações de turismo, educação e ambiente; construção e produção de referenciais de suporte ao desenvolvimento do Turismo de Base Local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário