segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Iniciando o lance dos registros...

Bom, pegando embalo na apresentação do Maia, segue abaixo um primeiro registro. É um videozinho feito no Moviemaker mesmo, com imagens e fotos tiradas por todos nós e por estudantes que nos enviaram para compor nosso acervo, com uns efeitos de filmagem antiga (contribuição ao trabalho de Somália e Aninha).
São imagens de diferentes períodos do Projeto Cabuçu: i) em 2003 quando tínhamos ações integradas mas sem relação direta com a ideia de turismo, além dos contatos que fazíamos com diferentes instituições de Guarulhos e de São Paulo; ii) em 2004, quando fizemos as primeiras experiências de visitação do Cabuçu junto com os monitores que estávamos formando no Programa de Jovens da Reserva da Biosfera e quando houve a primeira vez em que estudantes de ensino superior se deslocaram ao bairro; iii) em 2005, quando se efetiva o envolvimento de alguns professores e estudantes nas atividades no Cabuçu e quando se funda a ONG; iv) em 2006, ano em que aqueles estudantes de Turismo que desenvolveram pesquisas ligadas ao Método de Planejamento Turístico Participativo, expõem e discutem seus projetos com moradores e membros da ONG; v) em 2007, quando se realizam dois seminários que têm o processo do Cabuçu como tema (Seminário do curso de Turismo da Faculdade IDEPE e I Seminário de Planejamento do Turismo de Base Local Comunitária do Cabuçu); vi) em 2008, em que se manteve o contato com diferentes estudantes, de diferentes cursos e instituições de ensino superior em visita ao bairro na proposta de Turismo de Base Local. Embora nesse ano a proposta de planejamento elaborada a partir do seminário do Cabuçu no ano anterior não tenha se desenvolvido, ficou a experiência e, sobretudo, a problematização de como estávamos conduzindo o processo. Seria muito interessante um levantamento de dados das inúmeras visitas que rolaram ao Cabuçu, principalmente entre 2005 e 2008... Alguém se habilita ou indica o caminho para esses dados?
Rodrigo Machado

video

Nenhum comentário:

Postar um comentário