terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Proposta de método de trabalho

Assim como nos propomos a realizar experimentos relativos à prática do Turismo Pedagógico de Base Local - inicialmente no bairro Cabuçu, em Guarulhos e, mais recentemente e, em Cubatão com o Programa de Jovens RBCV - em nossa maneira de trabalhar é preciso, ao passo que buscar fundamentar, também confrontar nossas observações empíricas com um referencial constituído de conceitos, definições, teorias etc. A partir de tal confronto, promovermos a reflexão, o diálogo e o debate para novas (re)orientações, gerando o movimento que caracteriza nossa práxis geradora de conhecimento.


Como temos pela frente dois grandes eventos dedicados à discussão do turismo nesse 1° semestre de 2010. O primeiro no Rio de Janeiro (XI ENTBL); o segundo em Caxias do Sul (VII SeminTUR), podemos buscar amadurecer algumas ideias ligadas com nosso trabalho de grupo de estudos e pesquisas. Correspondendo a essa possibilidade e demanda, a proposta é discutirmos sobre nosso planejamento para o trabalho em 2010 definido na Coordenadoria de Educação Ambiental da SMA e, a partir daí, refletirmos e debatermos com a preocupação de registrar tais discussões, de forma a documentar de maneira sistematizada a construção de algumas premissas de nosso trabalho de investigação e experimentação do Turismo Pedagógico de Base Local.

Com esses registros, outra proposta é organizá-los também no formato de artigos a serem submetidos aos dois eventos mencionados, como uma forma de pôr em debate com outros atores que concordem e discordem de nossos pontos de vista, compreensões acerca do turismo e da Educação e proposições de intervenção na realidade com a qual trabalhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário