quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PJ MAIS NEE de Cubatão realiza processo de capacitação, imersão e planejamento para o ano de 2010

O Núcleo de Educação Ecoprofissional (NEE) de Cubatão do Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social (PJ MAIS) realizará um processo de capacitação, imersão e planejamento nos dias 26, 27 e 28 de janeiro e nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro de 2010 no CEPEMA-USP (Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade São Paulo).

Esse processo de capacitação tem como objetivo planejar o Programa de Jovens considerando as perspectivas e necessidades de ecomercado de trabalho para os jovens e a comunidade de Cubatão em geral. Essa capacitação envolverá coordenação, técnicos, parceiros, colaboradores, gestores e demais pessoas envolvidas com o PJ MAIS no município.

Nessa imersão será apresentada, discutida, trocada, criada os conceitos, princípios e práxis adotadas pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV/SP) - mentora do PJ MAIS, aliado às questões referentes à realidade local.

Os encontros dessa capacitação estão divididos dentro de quatros grandes marcos situado no tempo em quatro etapas, a exemplo do que sugere o documento do Ministério do Meio Ambiente sobre os Viveiros Educadores:

a) Etapa 1 - Marco Conceitual (no dia 26 de janeiro)
b) Etapa 2 - Marco Situacional (nos dias 27 e 28 de janeiro)
c) Etapa 3 - Marco Operacional (nos dias 02 e 03 de fevereiro)
d) Etapa 4 - Finalização da capacitação com a elaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico) do PJ MAIS (no dia 04 de fevereiro)


A etapa do Marco Conceitual terá a presença da Dra. Mônica O. Simons (da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos) discutindo os seguintes aspectos:

- A proposta metodológica de Formação Integral e Ecoprofissional desenvolvida no Programa de Jovens, a ser contextualizada na realidade local de Cubatão;

- O estudo e reflexões sobre o SER HUMANO INTEGRAL e seu processo de formação e de realização de seu potencial humano e o instrumental metodológico da abordagem transdisciplinar para viabilizar leituras mais próximas da realidade complexa e do uso do planejamento estratégico participativo para interferir de forma mais responsável e consciente no meio.

A etapa do Marco Situacional serão discutidos os seguintes aspectos:

- Conhecimentos e sistematização das informações sobre o PJ MAIS NEE de Cubatão;
- Diagnóstico e problematização dos Projetos Estruturantes (e assuntos correlatos) bem como das matrizes pedagógicas formativas para tais projetos estruturantes;
- Potencialidade local de organização social civil;
- Infra-estrutura e os equipamentos sociais disponíveis e o acesso a seus serviços - para serem contemplados junto aos Projetos Estruturantes;
- Princípios básicos de ação e da educação comunitária para a cidadania, o desenvolvimento local e a planetarização desses novos conceitos paradigmáticos transformadores;
- Papéis e funções da ação gestora do PJ MAIS NEE de Cubatão;
- A proposta de gestão participativa e partilhada do PJ MAIS NEE de Cubatão.

Nessa etapa do Marco Situacional os assuntos discutidos têm como base os dois Projetos Estruturantes do PJ MAIS, sendo eles:

a) Projeto Turismo Pedagógico de Base Local, considerando os 03 (três) roteiros básicos:
- Serra do Mar/ Parque Estadual da Serra do Mar (UC)/ Bairros Cotas e Adjacências
- Manguezal/ Parque Ecológico Cotia Pará/ Sambaqui - arqueologia
- Pólo Industrial/ Parque Ecológico do Perequê/ Industrialização - gestão ambiental
- Programa de Viveiros Educadores (Viveiros mãe e sementes)

Na etapa do Marco Operacional serã discutidos os seguintes aspectos:

- Planejamento estratégico do NEE de Cubatão e o planejamento pedagógico de cada Oficina Formativa do PJ MAIS;
- Estratégias de construção e contextualização do plano de curso de formação proposta ao PJ MAIS com ênfase (base) nos Projetos Estruturantes;
- Definição dos conteúdos programáticos das oficinas práticas reflexivas e dos demais instrumentais pedagógicos adotados;
- Definição de ações e outras demandas necessárias para a efetivação dos Projetos Estruturantes;
- Planejamento do uso dos instrumentais pedagógicos mais apropriados ao alcance dos objetivos elencados para os Projetos Estruturantes;
- Programações e calendários internos em sintonia com a agenda da REDE do NEE de Cubatão e com a REDE do PJ MAIS;
- Monitoria inclusiva de novos jovens para a validação de aprendizados;
- Orientação de elaboração de projetos de formação ecoprofissional e de ação na comunidade;
- Produção de materiais didáticos de orientação e manuais de processos produtivos sustentáveis;
- Sistemas de registros diversificados e periódicos para monitorar e avaliar processos, desempenhos e resultados;
- Promoção das parcerias necessárias entre os setores públicos, privados e sociedade civil, para assegurar a inserção dos jovens no ecomercado de trabalho;
- Elaboração e atualização do banco de dados, imagens e informações;
- Sistema de registros permanentes e sistemáticos; Sistema de monitoramento e gerenciamento participativo e partilhado.

Na etapa de finalização da capacitação e elaboração do PPP serão ratificadas as formas de gestão e execução do PPP e do planejamento em si, bem como as formas de acompanhamento e monitoramento desse processo.

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