quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Balanço de 2010

Esse ano de 2010 foi intenso. Em se tratando de planejamento do NEE Cubatão do PJ MAIS, que se pauta pelo eixo de Turismo Pedagógico de Base Local (além de PROMAFS), houve uma série muito diversificada de situações formativas, tanto aos jovens do programa como aos próprios educadores envolvidos (do NEE e da Coordenadoria de Educação Ambiental - SMA/SP).

Pelo eixo de turismo do NEE Cubatão planejamos compor um projeto razoavelmente grande, dividindo-o em três menores, cada um roteiro de TPBL em Cubatão. Um roteiro chamado por ora de Parque Serra do Mar (NIP)/Bairros-cota; um segundo denominado Parque Perequê/Parque Industrial e o terceiro que deve tratar do Parque Cotia-Pará/Manguezal/Sambaquis.

Os três roteiros se pautarão por trabalhar o território e os conflitos existentes como contexto e pano de fundo dos percursos. Ou seja, os três tratam de áreas protegidas e seus respectivos entornos imediatos, ora ocupados por habitações precárias, ora por indústrias.

Como nosso processo de formação contempla a busca por uma práxis marcada pela constante reflexão e debate sobre o que propomos e o que fazemos. Uma expressão desse movimento é observada em três artigos produzidos pelo grupo, apresentados em ocasiões diferentes pelo país. Foram dois textos sobre a ideia de TPBL inscritos e debatidos em encontros como o X ENTBL (Encontro Nacional de Turismo com Base Local) em Niterói (RJ); o V ENANPPAS (Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade) em Florinópolis (SC). Outro trabalho chegou a ser escrito e aceito pela organização de um evento internacional, no Chile (II Congreso Ciencias, Tecnologías y Culturas), mas não conseguimos nos organizar para estar lá... O importante ´que chegamos a produzir mais um material que interessa à construção de nossos princípios, pressupostos e, também, registrar e refletir sobre nossas experimentações. Um terceiro texto foi enviado e aceito pelo VI SEMINTUR (Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul), ocorrido em Caxias do Sul (RS). Todos os artigos buscaram amadurecer a proposta que vem sendo praticada no NEE Cubatão.


Houve ainda o registro de mais duas produções advindas de toda a discussão em torno do TPBL. Suas apresentações e debates foram realizados em 2009, no Congresso Nacional de Ecoturismo, em Aracruz (ES). Em 2010 a Revista Brasileira de Ecoturismo publicou ambos os trabalhos, nas edições de janeiro e maio de 2010. produções

Pelo eixo de PROMAFS os projetos planejados em janeiro de 2010 foram Vivências em Permaculturas, Viveiros e Paisagismo. O de Vivências em Permacultura inclusive já foi experimentado como recurso do roteiro (integrando os dois eixos), uma vez que alguns encontros, reflexões, debates e intervenções têm como objeto a residência de uma das jovens do NEE Cubatão. Em uma das visitas de estudantes de pós-graduação em Educação Ambiental de Osasco, a casa pôde ser vista da passarela sobre a Via Anchieta, no Bairro 95/100, dando origem a discussões sobre a Permacultura como recurso pedagógico, sobre a experiência e pontos de vista dos jovens do PJ MAIS e também sobre a proposta educativa do NEE Cubatão.

Mais adiante a ideia é atualizarmos esse blogue com descrições mais aprofundadas das ações que rolaram esse ano. Houve visitas de diferentes grupos ao primeiro roteiro, à medida que este servia tanto à formação dos jovens do PJ MAIS, como aos visitantes, dando origem a diferentes situações que tomamos e valorizamos como educadoras. Houve, também, muito avanço no que se refere aos projetos do eixo de PROMAFS, com as valorosas e fundamentais contribuições de educadores que respondem pela formação dos jovens em Economia Solidária, Permacultura, Paisagismo e Formação Integral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário