quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ações do PJ MAIS NEE de Cubatão devem focar os projetos estruturantes de turismo e viveiros em 2010

No final do ano de 2009 a coordenação do PJ MAIS de Cubatão juntamente com técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente/ Coordenadoria de Educação Ambiental (SMA/CEA) - responsáveis pelas ações de educação ambiental na Serra do Mar entre elas o PJ MAIS, decidiram focar todas as ações de educação ambiental e ecoprofissionalização na região dentro dos dois Projetos Estruturantes: Turismo Pedagógico de Base Local e o Projeto de Viveiros Educadores (Viveiros mãe e sementes).

Tais projetos estruturantes foram propostos pela equipe técnica do PJ MAIS de Cubatão em conjunto com os técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental após um semestre de discussões, análises, alguns testes e experimentações.

Ambos grupos, do PJ MAIS e da Coordenadoria chegaram a esse consenso na questão do Projeto Estruturante de Turismo por conta da experiência de Turismo Irmanado realizado no mês de julho de 2009 (onde o PJ MAIS de Cubatão recebeu mais 100 visitantes dos demais outros Núcleos do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo) e a primeira experiência de Turismo Pedagógico com uma universidade de Osasco no mês de novembroo do mesmo ano. Já no Projeto de Viveiros, tal consenso partiu das diversas experiências do programa com paisagismo em espaços públicos, propostas de reflorestamento e recomposição florestal articuladas durante o ano de 2009, bem como por conta de levantamentos realizados pelo CEPEMA-USP (Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade São Paulo) apontando a alta necessidade de reflorestamento na cidade de Cubatão e a inexistência de grandes fornecedores de mudas nativas na região.

Como forma de garantir uma melhor articulação e realização das ações para o ecomercado de trabalho aos jovens e a comunidade da Serra do Mar em geral ficou decidido nessa reunião de planejamento em dezembro de 2009 que tanto a Coordenadoria como o PJ MAIS de Cubatão estruturariam ações para essas questões estruturantes, tendo algumas dessas linhas centrais citadas abaixo:
1- no Projeto Turismo Pedagógico de Base Local:
a) Formatação de 03 (trÊs) Roteiros de Turismo Pedagógico de Base Local, sendo:
- Roteiro 01 - Serra do Mar, Parque Estadual da Serra do Mar (UC), Bairros Cotas e Adjacências
- Roteiro 02 - Manguezal, Parque Ecológico Cotia Pará, Sambaqui/ arqueologia
- Roteiro 03 - Pólo Industrial, Parque Ecológico do Perequê, Industrialização/ gestão ambiental
b) Levantamento das demandas, potencialidades, estruturas necessárias para cada um dos 03 Roteiros de Turismo Pedagógico de Base Local
c) Estruturação de projetos contemplando os 03 Roteiros
d) Estruturação operacional desses Roteiros (bem como às questões ligadas ao empreendedorismo social)
e) Formação e capacitação dos Núcleos Produtivos de Base Local para atender os Roteiros de Turismo Pedagógico focando nos princípios de desenvolvimento local sustentável
f) Articulação com instituições de ensino da Região da Baixada Santista e da Grande São Paulo
g) Articulação com os canais de venda desses Roteiros Pedagógicos
2- no Projeto de Viveiros Educadores (Viveiros mãe e sementes)
a) Articulação com o CEPEMA-USP por conta da proposta já existente desse centro de capacitação e pesquisa
b) Levantamento das demandas, potencialidades, estruturas necessárias para os viveiros mãe e sementes
c) Estruturação de projetos para os viveiros mãe e sementes
d) Levantamento de áreas e grupos/pessoas interessadas na proposta dos viveiros sementes
e) Estruturação dos projetos de viveiros mãe e sementes (bem como às questões ligadas ao empreendedorismo social)
f) Formação e capacitação dos Núcleos Produtivos para atender os viveiros mãe e sementes tendo como princípio o desenvolvimento local sustentável
g) Agregar as instituições de ensino na proposta dos viveiros mãe e sementes

Tais pontos serão estruturados dentro da semana de capacitação, imersão e planejamento de 2010 do PJ MAIS NEE de Cubatão a ser realizada no final de janeiro e início de fevereiro do mesmo ano.

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