
1- A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo - RBCV/SP - IF/SMA
No mundo são mais de 400 Reservas da Biosfera, espalhadas em todos os continentes e que possuem uma gestão articulada via UNESCO. E no Brasil existem 7 Reservas da Biosfera, praticamente em todos os biomas brasileiros.
Entendendo o grande potencial humano na transformação e compreendendo a extrema vulnerabilidade que parcela da sua população está exposta, sobretudo a juventude dessa região, uma das linhas de ação da RBCV/SP é o Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social (PJ MAIS).
2- Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social (PJ MAIS)
Trata-se de um programa de formação integral e ecoprofissional com duração básica mínima de 2 anos envolvendo adolescentes entre 14 e 21 anos de idade, da rede pública de ensino, provenientes de famílias socioeconomicamente menos favorecidas e que sejam moradores de zonas periurbanas do Cinturão Verde de São Paulo.
Através de cursos eco-profissionalizantes o PJ MAIS tem como objetivo a conscientização ambiental de adolescentes residentes dessas áreas periurbanas, o resgate de sua cidadania e a promoção de seu ingresso no "Eco-mercado" de trabalho, a partir de sua capacitação técnica.
Começou em 1996 no município de São Roque, como um modelo diferenciado de educação, que estimula o desenvolvimento de habilidades e vocações, a consciência ambiental, a preocupação com a conservação do meio ambiente e a geração de renda.
Após êxito da aplicação do Projeto Piloto em São Roque, ocorreu uma difusão da proposta do PJ MAIS para municípios da RBCV/SP onde atualmente o programa é aplicado em 22 Núcleos de Educação Ecoprofissional (NEE) atuando todos em sistema de REDE, sendo eles: Caieiras, Cajamar, Cotia (Caucaia do Alto e Granja Viana), Cubatão, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Paraibuna, Santo André (Vila de Paranapiacaba e Parque do Pedroso), São Bernardo do Campo, São Paulo (Perus e Horto Florestal) e São Roque.
3- Contexto do Núcleo de Educação Ecoprofissional (NEE) de Cubatão e o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar
4- Características do PJ MAIS NEE Cubatão
O PJ MAIS NEE Cubatão integrado ao Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar tem entre seus objetivos: promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental da população, a capacitação profissional e desenvolvimento comunitário, e implantar programas e equipamentos de educação socioambiental de geração de trabalho e renda.
Indo ao encontro desses objetivos, o PJ MAIS NEE Cubatão em mais de 1 ano está atendendo 50 jovens (1ª e 2ª turma) residentes na área de abrangência do Programa Serra do Mar - Bairros Cotas e Adjacências, sendo: Cota 400, Cota 200, Cota 95/100, Fabril, Pinhal do Miranda, Pinheiro, Grotão, Pilões, Água Fria.
O PJ MAIS NEE Cubatão busca formar e criar condições de ecomercado de trabalho para esses jovens. Toda a formação diária (de segunda a sexta-feira) durante 2 anos está estruturada através de Oficinas Temáticas, sendo elas:
- Oficina PROMAFs (Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentável) - horta orgânica, restauração e recuperação florestal, paisagismo etc
- Oficina CONSUMO, LIXO E ARTE
- Oficina FORMAÇÃO INTEGRAL
- Oficina ECOMERCADO DE TRABALHO
Todo esse trabalho só acontece principalmente por conta das seguintes parcerias:
- Governo do Estado de São Paulo (Secretaria Estadual de Meio Ambiente - Coordenadoria de Educação Ambiental)
- Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV/SP) - Instituro Florestal (SMA)
- CEPEMA-USP
- Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Itutinga Pilões) - Fundação Florestal (SMA)
- CDHU
- Prefeitura Municipal de Cubatão (Secretaria de Educação; Secretaria de Cultura e Turismo; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Assistência Social)
Nenhum comentário:
Postar um comentário