terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Núcleo de Educação Ecoprofissional (NEE) de Cubatão do PJ MAIS (RBCV/SP)

O Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social (PJ MAIS) é um programa da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV/SP - IF/SMA) que no Núcleo de Educação Ecoprofissional (NEE) de Cubatão acontece por conta do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar.
O PJ MAIS é um programa de formação integral e ecoprofissional com duração básica mínima de 2 anos envolvendo adolescentes entre 14 e 21 anos de idade, da rede pública de ensino, provenientes de famílias socioeconomicamente menos favorecidas e que sejam moradores de zonas periurbanas do Cinturão Verde de São Paulo.

1- A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo - RBCV/SP - IF/SMA

As Reservas da Biosfera são uma figura instituída pela UNESCO (ONU) através do Programa Man and Biosphere (MaB/UNESCO) como forma de abrigar uma rede áreas, no globo, de relevante valor ambiental para a humanidade e que se constitui uma herança comum ao Ser Humano. Longe de ser apenas uma comenda ou figura de retórica, as Reservas da Biosfera representam um verdadeiro instrumento referendado internacionalmente para a resistência da sociedade civil em favor da herança de todos.

No mundo são mais de 400 Reservas da Biosfera, espalhadas em todos os continentes e que possuem uma gestão articulada via UNESCO. E no Brasil existem 7 Reservas da Biosfera, praticamente em todos os biomas brasileiros.













A RBCV-SP, parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica abrange 75 municípios, abarcando duas regiões metropolitanas praticamente inteiras, Região Metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista. A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV/SP) é a única no mundo inserida num contexto urbano onde a pressão sobre os recursos naturais e consequentemente sobre a qualidade de vida humana é muito forte.


A coordenação executiva da RBCV/SP é feita pelo Instituto Florestal (IF) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SMA). E a RBCV/SP possui um Conselho Gestor composto por membros de todas as esferas da sociedade.

Por estar inserida num contexto urbano e ser decorrente de fortes presões humanas, o foco da RBCV/SP é o estabelecimento de um ponto de equilíbrio. Que o cinturão verde consiga, por tempo indeterminado, asseguras a conservação da biodiversidade de suas áreas e o bem-estar de sua população, proporcionando assim, serviços ambientais de seus ecossistemas. Em contrapartida, harmonizar a relação e diminuir a pressão da cidade sobre seu entorno.
Nesse sentido, a RBCV/SP estabeleceu linhas de ção e um sistema de gestão que contribui com o alcance de seus objetivos.

Entendendo o grande potencial humano na transformação e compreendendo a extrema vulnerabilidade que parcela da sua população está exposta, sobretudo a juventude dessa região, uma das linhas de ação da RBCV/SP é o Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social (PJ MAIS).


2- Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social (PJ MAIS)

Trata-se de um programa de formação integral e ecoprofissional com duração básica mínima de 2 anos envolvendo adolescentes entre 14 e 21 anos de idade, da rede pública de ensino, provenientes de famílias socioeconomicamente menos favorecidas e que sejam moradores de zonas periurbanas do Cinturão Verde de São Paulo.

Através de cursos eco-profissionalizantes o PJ MAIS tem como objetivo a conscientização ambiental de adolescentes residentes dessas áreas periurbanas, o resgate de sua cidadania e a promoção de seu ingresso no "Eco-mercado" de trabalho, a partir de sua capacitação técnica.

Começou em 1996 no município de São Roque, como um modelo diferenciado de educação, que estimula o desenvolvimento de habilidades e vocações, a consciência ambiental, a preocupação com a conservação do meio ambiente e a geração de renda.

Após êxito da aplicação do Projeto Piloto em São Roque, ocorreu uma difusão da proposta do PJ MAIS para municípios da RBCV/SP onde atualmente o programa é aplicado em 22 Núcleos de Educação Ecoprofissional (NEE) atuando todos em sistema de REDE, sendo eles: Caieiras, Cajamar, Cotia (Caucaia do Alto e Granja Viana), Cubatão, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Paraibuna, Santo André (Vila de Paranapiacaba e Parque do Pedroso), São Bernardo do Campo, São Paulo (Perus e Horto Florestal) e São Roque.

3- Contexto do Núcleo de Educação Ecoprofissional (NEE) de Cubatão e o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar


O NEE Cubatão do PJ MAIS está inserido dentro do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar que constitui uma ação integrada do Governo do Estado de São Paulo (sendo um dos 21 Projetos Estartégicos) para a recuperação ambiental de porções de território da Serra do Mar, que foram objeto de ocupações inadequadas ao longo do tempo.

4- Características do PJ MAIS NEE Cubatão

O PJ MAIS NEE Cubatão integrado ao Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar tem entre seus objetivos: promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental da população, a capacitação profissional e desenvolvimento comunitário, e implantar programas e equipamentos de educação socioambiental de geração de trabalho e renda.


Indo ao encontro desses objetivos, o PJ MAIS NEE Cubatão em mais de 1 ano está atendendo 50 jovens (1ª e 2ª turma) residentes na área de abrangência do Programa Serra do Mar - Bairros Cotas e Adjacências, sendo: Cota 400, Cota 200, Cota 95/100, Fabril, Pinhal do Miranda, Pinheiro, Grotão, Pilões, Água Fria.

O PJ MAIS NEE Cubatão busca formar e criar condições de ecomercado de trabalho para esses jovens. Toda a formação diária (de segunda a sexta-feira) durante 2 anos está estruturada através de Oficinas Temáticas, sendo elas:


- Oficina PROMAFs (Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentável) - horta orgânica, restauração e recuperação florestal, paisagismo etc

- Oficina TURISMO SUSTENTÁVEL

- Oficina CONSUMO, LIXO E ARTE

- Oficina FORMAÇÃO INTEGRAL

- Oficina ECOMERCADO DE TRABALHO


Todo esse trabalho só acontece principalmente por conta das seguintes parcerias:

- Governo do Estado de São Paulo (Secretaria Estadual de Meio Ambiente - Coordenadoria de Educação Ambiental)

- Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV/SP) - Instituro Florestal (SMA)

- CEPEMA-USP

- Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Itutinga Pilões) - Fundação Florestal (SMA)

- CDHU

- Prefeitura Municipal de Cubatão (Secretaria de Educação; Secretaria de Cultura e Turismo; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Assistência Social)

Nenhum comentário:

Postar um comentário