terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Núcleo de Educação Ecoprofissional de Cubatão e Coordenadoria de Educação Ambiental experimentam proposta de Turismo Pedagógico de Base Local

O Núcleo de Educação Ecoprofissional (NEE) de Cubatão do PJ MAIS (Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social), apoiado pelo Projeto Serra do Mar, promoveu no dia 08 de novembro, domingo, uma primeira experiência voltada para a ideia de Turismo Pedagógico de Base Local, envolvendo moradores dos Bairros Cotas em alternativas de geração de trabalho e renda. Os visitantes foram estudantes de pós-graduação em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável de uma instituição de ensino superior de Osasco. O objetivo da visita foi apresentar o PJ MAIS como um processo de educação ambiental, bem como expor aos visitantes as possibilidades de se trabalhar a educação ambiental dentro de uma unidade de conservação e fora dela, trabalhando o contexto histórico e socioeconômico no qual se insere os bairros Cotas em Cubatão. A própria forma de organização da visita (compartilhada entre jovens, técnicos, entre outros), das oficinas (realizadas no âmbito do programa) e de núcleos produtivos locais (como de alimentação) foi objeto de discussão com os estudantes.
Na proposta o turismo é compreendido tanto como eixo a partir do qual podem se organizar alguns núcleos produtivos (como um arranjo produtivo local), como também portador de um sentido educativo. Os jovens do PJ MAIS se envolvem em ambas as perspectivas, uma vez que o objetivo é conduzir grupos de estudantes de ensino superior, professores e pesquisadores, criando um ambiente de diálogo entre o conhecimento desenvolvido nas faculdades e universidades e aquele produzido com a prática dos moradores organizados para receber os visitantes. Trata-se de adjetivar o turismo como Pedagógico porque incentiva a construção de conhecimento entre todos os envolvidos; de base local porque protagonizado pelos próprios moradores. Os núcleos produtivos a ser trabalhados são os mesmos do PJ MAIS (turismo sustentável, produção e manejo agroflorestal, consumo e arte, agroindústria artesanal). Assim, para a experiência do dia 08 de novembro, os jovens participantes do programa estudaram e organizaram o receptivo, prepararam o roteiro de visita pelos bairros Cotas e pelo Núcleo Itutinga-Pilões (NIP) do Parque Serra do Mar (PESM) e compartilharam a condução e monitoria dos grupos com os trabalhadores do NIP. O café da manhã e o almoço foram fornecidos por um grupo de mulheres organizadas pela CDHU, também no âmbito do Projeto Serra do Mar. Os educadores responsáveis pelas oficinas do NEE Cubatão acompanharam a visita, apoiando os jovens e registrando a atividade, de forma a ter em mãos um rico material para discutir nos encontros formativos do programa. A intenção do NEE Cubatão e dos técnicos da CEA envolvidos é que a proposta subsidie as discussões de planejamento do curso para as novas turmas, de maneira a garantir funcionalidade ao aprendizado proporcionado pelas oficinas do PJ MAIS. Além disso, a coordenação do NEE Cubatão trabalha em duas direções, inicialmente: identificar novas possibilidades de trazer estudantes, professores e pesquisadores de ensino superior, e amadurecer mais três roteiros que promovam a educação ambiental e a geração de trabalho e renda pelo turismo de base local. No mesmo sentido, um próximo passo será apresentar a experiência bem sucedida e debater a proposta com o conselho do NEE. Durante o mês de novembro, além da experiência, da apresentação e discussão com o conselho do NEE, a proposta foi exposta em dois eventos: o 2° Seminário sobre Áreas Verdes (promovido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo) e no 7° Congresso Nacional de Ecoturismo, em Vitória (ES). A atividade contou com a importante contribuição da CDHU, do NIP-PESM, da CEA e do NEE Cubatão (jovens, coordenação e educadores). Seguem mais algumas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário