segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Propostas de estudos que precisamos fazer

Bom dia a tod@s!

Seguem algumas propostas de levantamentos e estudos que nosso grupo precisa fazer. Gostaria de usar esse espaço do blogue e do nosso grupo de email para discutirmos (se deve ser isso mesmo, se é por aí mesmo, se o caminho pode ser outro etc.).
1. Turismo de base local ou comunitário: bases conceituais para seu desenvolvimento (tô estruturando esse).
2. Turismo pedagógico, de base local e a educação ambiental nas visitas ao bairro Cabuçu (também tô esboçando esse aqui).
3. Economia solidária: possibilidades de articulação com o turismo de base local no bairro Cabuçu.
4. Roteiros de visitação ao bairro Cabuçu: a perspectiva da educação ambiental crítica e integração entre moradores e visitantes (nesse aqui estamos eu, Marcos, Weber e Maia, e acho que Juliana pode ajudar muito com as ideias que deu).
5. O desenvolvimento do turismo em Áreas de Proteção Ambiental: os casos das APAS Capivaria-Monos, Bororé Colônia (São Paulo) e Cabuçu-Tanque Grande (Guarulhos).
6. Identificação da influência do processo do Projeto Cabuçu nos envolvidos, no bairro Cabuçu e nas organizações e instituições de Guarulhos (nesse aqui até o momento estão Somália, Maia e Aninha).
7. Identificação de famílias e potencial de produção de alimentos e manufaturados para roteiros de visitação nos loteamentos Jardim dos Cardoso, Jardim Monte Alto e Jardim Siqueira Bueno (pra esse aqui fiquei de esboçar um modelo de formulário para fazer o levantamento de casa em casa. O Maia se dispôs a realizá-lo).
Acho legal podermos apresentar como estão ficando os trabalhos em curso, bem como postarmos novas propostas e, principalmente, que se dispõe a colaborar nos trabalhos.
Quando tivermos resultados mais consistentes, podemos marcar uma conversa entre tod@s para socializarmos e discutirmos os rumos de outros trampos.
OBS.: lembrando que esses textos, além daqueles que já produzimos em outras circunstâncias (trabalhos de conclusão de curso, capítulo de livro sobre turismo e rascunhos e textos da época do CEDOC-TUR) têm o propósito de serem organizados em uma publicação ddo GEP-TEA futuramente.
Rodrigo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário