sexta-feira, 6 de março de 2009

Encaminhamentos do GT de Roteiros do Cabuçu

Ontem Weber, Maia e eu (Machado) nos reunimos com Dany, que responde pelo Ponto de Cultura Chico Mendes para conversarmos sobre a formação básica de monitores ambientais para os roteiros que nosso grupo de Trabalho (GT) vem reelaborando desde o mês passado.
Da mesma forma que gostaríamos de contar com jovens do Programa da Biosfera, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos, perguntamos a Dany sobre a possibilidade de também contarmos com os jovens que vêm tendo encontros de formação básica em Resgate Histórico e Patrimônio do bairro no Ponto de Cultura.
Diante da resposta positiva de Dany e de três - dos cinco jovens que participam de tais atividades no Ponto - marcamos o dia 09/03/09, das 14h às 16h um encontro para apresentarmos uma proposta de formação báscia para as trilhas, já pretendendo definir um calendário comum. A conversa será no próprio Ponto de Cultura Chico Mendes, no Jd. Siqueira Bueno. O número de jovens esperados é de 05 a 08.
Nessa ocasião iremos expor a proposta de programa que temos discutido no GEP-TEA. Trata-se de uma lista de assuntos a serem abordados na formação básica adequada à ideia de Turismo Pedagógico de Base Local no Cabuçu. Essa lista foi iniciada por Juliana. Fiz algumas complementações e Dany ficou de acrescentar alguns itens, como a abordagem da espécie arbórea que tem o mesmo nome do bairro e que foi objeto de sua monografia de graduação em Biologia.
A mesma lista está ainda sendo discutida em nosso grupo de emails. Até segunda-feira (09) a expectativa é que os interessados exponham suas proposições de assuntos a comporem o programa, bem como de pessoas que podem tratar de cada um deles na formação básica de monitores ambientais para os roteiros no Cabuçu.
Até o momento, os assuntos que compõem o programa são:
Turismo pedagógico de base local (Machado)

A importância da observação, do questionamento daquilo que se observa - compreensão daquilo que se observa (importância do conhecimento – consciência) – (Weber e Machado)

Fundamentos para planejamento de roteiro de visita (recepção dos visitantes, roteiros e trilhas, paradas e pontos de apoio e abrigo, casos de acidentes/ocorrências) – (Maia e Weber)

Estudo do meio (Weber e Machado)

Condução de grupos pelos roteiros - princípios de conduta consciente em atividades de visitação (Maia, Anderson, Weber)

Identificação, reconhecimento e marcação de trilhas (Maia, Anderson, Weber, Machado, Juliana e Dany)

Dinâmicas de grupo e jogos cooperativos (Aline e Ana Paula)

Fragmentação florestal: O que é e quais as principais causas para o habtat e sua população (Juliana e Dany)

Introdução de espécies exóticas (Juliana e Dany)
- Bambus
- Pinheiros
- Eucaliptos
- Árvores frutíferas

Bioindicaodores: O que são e para que servem? (Juliana e Dany)

Efeito de borda (Juliana e Dany)

Impactos causados pela intervenção antrópica e meios de minimizá-los (Juliana e Dany)

As origens do bairro Cabuçu (Dany e Machado)

O Cabuçu e a Região Metropolitana de São Paulo – expansão urbana e padrão de urbanização (Weber e Machado)

O Cabuçu, a Zona de Defesa e a Serra da Cantareira (Weber, Maia, Dany, Machado)
Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário